quinta-feira, 19 de julho de 2012

Alimentos afrodisiacos



De: Emma Smith / Tradução: Gabriela Sucupira
Dizem que Montezuma bebia 50 xícaras de achocolatado por dia para aumentar a virilidade. Marco Antônio dava uvas a Cleópatra para deixá-la “com vontade”.
Os alimentos que supostamente aumentam o desejo ou o desempenho sexual (afrodisíacos) fazem parte da nossa tradição cultural (e dos flertes de sábado à noite) há milênios. 
O chocolate e a pimenta vermelha, por exemplo, são valorizados pelos efeitos fisiológicos que promovem, como excitação ou euforia, que supostamente reproduzem os sinais de paixão. Outros alimentos são apreciados pelo formato e textura eróticos (como bananas e ostras). Segundo o doutor Jonathan Zearfoss, professor de Artes Culinárias no Instituto de Culinária da América, embora a base científica por trás dessas afirmações seja pouca, os efeitos psicológicos proporcionados quando se sabe que um alimento é conhecido por ser afrodisíaco contam muito.
Zearfoss recomenda cozinhar em casa para aumentar o clima de romance. “Nós associamos comida a amor. Preparar o jantar para alguém mostra que existe cuidado e compromisso, o que deixa os apaixonados predispostos a sentimentos positivos.” Outra sugestão são as opções interativas, como o fondue ou pratos para comer com as mãos. Se nada disso funcionar, sempre haverá o chocolate, um doce cujas associações psicológicas com erotismo e pecado são de fato um atalho para a sedução, explica Zearfoss.
Está pronto para começar? Confira alguns afrodisíacos e formas saudáveis de usá-los no jantar romântico do Dia dos Namorados:
 Ostras: São ricas em zinco e acredita-se que têm efeito positivo na libido dos homens. Retire as conchas, depois arrume-as em uma travessa com gelo picado e sirva com molho light: misture com vinagre de arroz, gengibre e cebolinha picados e um pouco de suco de limão.

• Lagosta: É uma opção cara, cujo custo vale a pena. Se você não aprecia esse crustáceo, retire a carne antecipadamente, misture com manga, cebola roxa e molho light. Coloque a carne temperada em conchas de alface e prepare um lanche delicioso para comer com o seu amor usando as mãos.

• Aspargos: A sabedoria popular diz que tamanhos sugestivos levam as mulheres à loucura. Combine com cogumelos e açafrão para preparar um risoto maravilhoso (lembrando-se de não colocar manteiga ao final do preparo). Para dar mais sabor ao prato, faça um purê com a metade dos caules (e não com as pontas) e uma xícara do caldo do cozido. Uma opção se você estiver com preguiça: unte os aspargos com óleo em spray, deixe grelhar até dourar, adicione sal, raspas de limão e salsa picada.

• Pimentas vermelhas: Certamente, elas provocam calor e fazem qualquer um suar. Prepare um molho apimentado para passar nos pedaços de pão sírio. Esse petisco é uma excelente opção para saborearem juntos, servindo na boca. Outra opção é colocar uma colher desse molho em cima de um peixe de carne branca assado ou nas iscas de peito de frango para servir como prato principal. Basta cortar as pimentas frescas ou reidratadas (use luvas) e misturar com tomates, cebolas e coentro.

 Chocolate: Contém um estimulante que ajuda na mudança de humor, chamado feniletilamina, indicado para aliviar os sintomas de depressão (já diziam os astecas). Para aproveitar esse afrodisíaco, cozinhe bandas de peras com água e açúcar e depois regue com calda de chocolate pronta. É elegante e agradável. Você também pode quebrar uma barra de chocolate de boa qualidade para saborear com damascos e figos secos.

• Morangos: Eles são suculentos (fazem com que você passe a língua nos lábios a toda hora). Prepare tortas individuais fazendo camadas de morangos picados e ricota light e cobrindo com essência de amêndoas ou simplesmente regue com um bom vinagre balsâmico.
Tenha as dicas as seguir em mente para esquentar o clima ainda mais:
• Seduza com pequenos pratos: Beliscar em uma bandeja de petiscos é mais sugestivo do que preparar um bife grelhado com um acompanhamento qualquer.

• Cometa uma extravagância: Permita-se gastar um pouco mais com ingredientes sofisticados para esta ocasião especial. Você pode comprar um belo salmão ou um vinagre balsâmico mais caro. 

• Convide seu(sua) parceiro(a): Ficar ao fogão sozinho não é muito sexy. Convide seu amor para ir às compras e cozinhar com você. 
 
Fonte: Vigilantes do peso.

4 comentários:

  1. Amigaaaa, fiquei muito feliz quando vi que você criou o blog. Você verá como é bom e como as amigas da blogsferalight ajudam. É um incentivo e tanto.
    Tenho certeza que logo você chegará ao seu objetivo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amiga. Vc sabe que vc é a minha inspiração para isso, pois através de vc vi que é possível. Bjks...

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa sua postagem, vim retribuir o carinho e te seguir também. Ótima semana!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Seu comentário é muito importante para o meu processo
Não me deixe falando sozinha.